segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Hoje: geleia




Hoje foi dia de fazer geleia a parti dos caroços de marmelo que ficaram ontem de molho.

A geleia é mais trabalhosa e exige mais tempo e paciência do que a marmelada, mas o resultado é lindo e as suas muitas aplicações, tanto como doce de barrar, como ingrediente da grânola ou para cobertura das tartes de frutas, valem o trabalho.

Primeiro coloquei os caroços cobertos com água ao lume.  Esta mistura ferveu cerca de 30 minutos e depois foi preciso coar o liquido. Nesta parte, a imaginação de cada um é que dita como fazer esta operação.

Eu coloquei um pano de linho em cima de um escorredor e este em cima de uma panela, fui deitando aí a mistura e deixei a escorrer cerca de uma hora. No fim apertei o pano o mais que pude de forma a aproveitar o máximo do liquido.

O liquido foi depois ao lume tendo adicionado um quilo de açúcar por cada litro. Deixei a ferver em lume baixo até fazer ponto estrada. O tempo que demora depende da quantidade de liquido que temos, no meu caso foram cerca de duas horas.

No fim obtém-se a geleia, que é um doce lindo de se observar: vermelho e translúcido.

1 comentário:

  1. Gosto muito de geleia, mas nunca fiz. A minha mãe faz a melhor geleia do mundo e sempre que penso em geleia penso na minha mãe :)

    margarida

    ResponderEliminar