quarta-feira, 11 de abril de 2012

Alquequenge


Hoje fiz doce de alquequenge com maçã.  

Para  mim o alquequenge, ou Physalis Alkekengi, era uma fruta exótica e inacessível que costumava ver à venda nos supermercados a preços elevados e em quantidades reduzidas, até que me deram uma plantinha para pôr no meu jardim.

O alquequenge cresceu muito facilmente e de um modo algo selvagem, dando frutos logo no primeiro verão. A planta foi colocada sob sol directo.

Se alguém quiser experimentar é só secar um dos frutos e semear em viveiro (ou, na minha versão, dentro de casa no parapeito da cozinha).

O fruto é um pouco ácido, mas os meus filhos gostam de o apanhar e comer directamente.

Dadas as quantidades que os arbustos produzem experimentei fazer doce. Como é um fruto um pouco ácido juntei maçã e resultou num doce muito agradável, com um sabor ligeiramente ácido.

As quantidades que usei foram 0,5 kg de alquequenge, 0,5 kg de maçã e 1 kg de açúcar. Juntei tudo numa caçarola, deixei macerar por 30 minutos e foi ao lume. Devido à presença da pectina da maçã, o doce estava pronto em 30 minutos.

Se é verdade que os olhos também comem, este é definitivamente um doce apelativo, com um bonito tom laranja e sementes translúcidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário