terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pasteurização caseira




Uma das amigas da minha mãe tinha o congelador cheio de tomate e ia deitar parte fora para ter espaço para congelar nabiças para o inverno. Ofereci-me para ficar com o tomate, mas como tenho o mesmo problema, um congelador que não é suficiente para tudo o que quero guardar, segui o conselho da Joana e experimentei a pasteurização.
Cozinhei o tomate com cebola e manjericão, temperei e reduzi a puré. A seguir guardei em frascos que pasteurizei. Aqui tive uma dúvida, pois a Joana fala em frascos com tampa de metal e o que mais tenho são frascos com tampa de plástico. Como não consegui descobrir, se os podia ou não pasteurizar, acabei por guardar no frigorífico, sem mais tratamentos, os que tinham tampa de plástico.
O processo é realmente fácil e já tive a alegria de ouvir um “plop” ao abrir um dos frascos que foi pasteurizado – não aguentei de curiosidade e tive de experimentar. Agora vou vigiando para ver se se conservam mesmo um inverno assim guardados.

1 comentário:

  1. Também uso essa técnica já que, tal como tu, o meu congelador é pequeno para tanta coisa!

    ResponderEliminar