terça-feira, 29 de maio de 2012

Espinafres


Um dos legumes mais fáceis de cultivar e manter numa horta caseira são os espinafres.
Gosto especialmente dos espinafres-da-nova-zelândia, que resultam num esparregado mais macio e saboroso.
Esta planta, apesar de gostar de sol, precisa também de ter a terra húmida, assim, e após alguma experiências conclui que o melhor é colocar as plantinhas numa zona um pouco sombreada.
A minha horta está em pleno sol, pelo que a necessidade de sombra tornou-a em mais uma hortícola disfarçada de planta de jardim.
Embora apreciem o sol, se as plantas estiverem completamente expostas ficam mais duras e fibrosas e, como tal, não tão agradáveis no prato.
Nesta altura do ano é quando produzem mais folhas. O corte periódico das hastes estimula o seu crescimento e se formos sempre colhendo temos sempre espinafres para consumir.

domingo, 27 de maio de 2012

Início de estação



A mesa e as cadeiras lá de fora começaram por ser cor de madeira, depois foram azuis, brancas, vermelhas e, este ano, verdes. Todos os anos são lixadas, arranjadas e pintadas com a cor que escolhemos para o verão.

As almofadas do sofá da sala transitam para o exterior e faço novas para a sala (este ano ainda não tive tempo pelo que, por enquanto, ficamos sem almofadas de apoio no sofá).

E assim começa a nossa época de verão, com novas cores no exterior.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Boa sorte




Ofereceram-nos uma caixa com sementes de trevos de quatro folhas e o entusiasmo foi superior ao que esperava. O significado místico do trevo de quatro folhas, associado à sorte, prevaleceu ao racional de umas sementes para o jardim.

Já esperava que o mais pequeno ficasse entusiasmado com a boa sorte que aí vinha, mas fico sempre surpreendida com a mais velha, que já é adolescente, muito ciente das verdades e estatísticas deste mundo, e que, contudo, nunca deixa de acreditar em tudo que possa envolver um pouco de magia.

Eu gosto do cruzamento do racional com o místico e ainda mais das crenças associadas. Gosto de as ouvir, compreender e transmitir.

Segundo as lendas, o trevo dá sorte se for oferecido e permite ao seu detentor possuir os poderes da floresta (o que temos de reconhecer é mesmo aliciante).

Cada folha do trevo tem um significado: esperança, fé, amor e sorte, e as quatro folhas do trevo representam um ciclo completo, como as quatro estações do ano, as quatro fases da lua e os quatro elementos da natureza: ar, fogo, terra e água.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rolo de Carne "também"



Uma das receitas favoritas cá de casa é o rolo de carne. É feito com carne picada de frango e todos os vegetais que me lembrar de juntar. Misturo a carne picada com legumes ralados, cebola, cenoura, courgete, espinafres, um ovo e pão ralado. Embrulho tudo e coloco no forno com umas nozinhas de manteiga por cima.
Quando os miúdos perguntam o que o rolo tem, respondo: também, porque tendo de tudo, também tem.
Fica muito agradável, os legumes não o deixam ficar seco e é mais uma boa refeição para levar para o trabalho.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Flores de papel



Quando era criança passei muitas férias de Verão no parque de campismo do guincho. Nas horas de digestão, a seguir ao almoço, enquanto os mais novos dormiam a sesta, costumava ir com o meu irmão mais velho explorar as dunas que rodeavam o parque. O que lá encontrávamos era fascinante, comparado com o nosso dia a dia na cidade: lagartixas, cactos, fósseis e ... flores de papel.

Uma das favoritas eram as "flores de papel", assim chamadas porque pareciam de papel ao toque, o que para uma flor considerávamos ser algo de extraordinário. Ainda hoje não sei como se chamam, não é realmente importante, para nós são "as flores de papel", e assim as reconhecemos.

Este ano consegui que nascessem no meu jardim, os meus filhos também foram ao ritual do toque, mas, como crianças criadas no campo, acharam muito natural que parecessem de papel.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Horta ao Sábado



Amanhã é sábado, com crianças em casa e calor na rua, ou seja, é o dia perfeito para organizar novas sementeiras e transplantar jovens plantas para a horta.

O meu serão será à volta o livro "Grow It, Eat It", em busca de inspiração para novos projectos.

Este é um dos meus livros favoritos sobre pequenas hortas. É um livro escrito a pensar nas crianças, o que o torna perfeito para as pequenas hortas familiares, em terreno ou em vaso. A abordagem é simples e introduz conceitos importantes como as plantas amigas, para quem quer ter uma horta sem químicos. Apresenta ainda receitas simples para os vegetais que cultivamos.

Bom fim-de-semana!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Um dia vamos comer morangos



No nosso jardim temos morangueiros, mas não temos morangos, pelo menos maduros. Os morangueiros enchem-se de flores, frutos verdes e de frutos a ficar vermelhos, mas quando os morangos amadurecem, desaparecem...

Ainda não conseguimos ser mais rápidos do que os melros, que não trabalham fora de casa e chegam sempre primeiro aos nossos (deles!?) morangos.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

A minha agenda é o frigorífico





Após testar os mais diversos tipos de agendas, quadros e avisos, verifiquei que, para as actividades da família, a única coisa que funciona é o frigorífico.

Todos os trimestres escolares, afixo no frigorífico um calendário com os meses correspondentes e nele registo as actividades que não nos podemos esquecer e que condicionam o nosso dia-a-dia (como aniversários, consultas e testes).

Não sei se é de gostarem de abrir o frigorífico e de olhar contemplativamente para o seu interior, durante uns segundos, várias vezes ao dia, mas, a verdade é que, o que está escrito no calendário que está na porta é cumprido.

É uma agenda dificil de transportar mas funciona.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Antiga Drogaria (Agora Retrosaria)



Abriu uma nova retrosaria em Sintra, perto do museu de arte moderna, e é muito bem vinda.

Sintra é lindissima, e tem um ambiente muito próprio e místico, mas a nível de comércio tem muito pouca variedade e são bem vindas as lojas que estimulam a nossa imaginação e tornam a vila mais nossa.

Esta retrosaria é linda, o ambiente é simpático e acolhedor, e merece uma visita e muitas mais.





quinta-feira, 3 de maio de 2012

Crisântemos




Parte do prazer que tiro do nosso jardim deve-se ao facto de ele ser mesmo nosso. Somos nós que tratamos dele e o vamos imaginando à medida do nosso tempo.

Num dos cantos, ainda a precisar de atenção, decidimos plantar crisântemos, pelo vigor, cor e alegria que esta planta transmite.

O ano passado plantamos dois pés num canteiro e reproduziram-se com uma tal força que foi daí que agora tiramos os pés para plantar no espaço disponível.

As previsões dão sol para a semana, e esta energia extra deverá estimular o crescimento dos pés transplantados.



quarta-feira, 2 de maio de 2012

1º de Maio



Aproveitámos o feriado para ir à Praça do Campo Pequeno ver a exposição do brinquedo mais apreciado cá por casa: o lego.

Não sei quantas caixas de lego já cá entraram. Primeiro "a figura" que vem na caixa é escrupulosamente montada, mas depois, independentemente de se tratar de um sensacional carro, avião ou casa, acaba em peças misturada com outras tantas na caixa do lego. Os dois adoram lego e gostam de juntar as peças todas para criar novos projectos.

Foi a nossa maneira de comemorar o dia do trabalhador, em família.