quarta-feira, 20 de março de 2013

Oficialmente começa hoje


















E temos um lindo dia de sol para marcar o início da primavera. Já apetece sair de casa, apanhar sol e ter luz durante o dia.
O jardim ainda está em modo adormecido e são poucos os exemplos de primavera: um bom é a sempre-noiva, que já está de branco; um mau são as ervas daninhas, por todo o lado.
Preciso de bom tempo para me dedicar ao exterior, sem medo das constipações dos pequenos ajudantes.
Para aguçar ainda mais o apetite, a  revista Jardins dedica-se este mês às hortas caseiras, com calendários sobre o que plantar e quando.  
Março é o mês para preparar as hortas, para começar a plantar em Abril os legumes a consumir no verão: as courgettes, as alfaces, a rúcula, o feijão verde e os tomates são alguns dos habituais cá por casa.
Este ano gostaria de experimentar os pimentos e beringelas, mas a estes vou colocá-los no jardim, no meio das flores, a ver se afasto as pragas dos frutos demasiado apetitosos.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Laranjas abençoadas




Plantámos uma laranjeira e, como primeira produção, tivemos duas laranjas.
Agora a nossa dúvida, de produtores de laranjas, é quando as devemos apanhar. 
Segundo o dito popular, a laranja deve ser apanhada após ser abençoada, ou seja, depois da Páscoa, pelo que, a seguir este conselho, já pouco falta para testarmos o sabor da nossa produção.


terça-feira, 12 de março de 2013

Comecei o xaile



O padrão do xaile revelou-se fácil e, com a ajuda das explicações do you tube, consegui perceber como fazer os aumentos de forma a não se notarem.
Para primeira cor escolhi a “Comparsita” da Malabrigo, que comprei numa das minhas lojas favoritas,  a “This is knit”. Esta lã é uma mistura de merino e seda, tem um toque fabuloso e umas cores cativantes.
Estou a trabalhar com agulha circular nº 5, porque como o xaile se trabalha dos dois lados em ponto de meia, tenho tendência para apertar o ponto, e um xaile quer-se leve.